Como começar a fotografar na quarentena? Fotógrafo internacional Glauber Bassi traz 6 dicas imperdíveis

Com a pandemia do coronavírus, as pessoas têm passado mais tempo em casa e explorado novos hobbies. A quarentena pode ser um momento super oportuno para se distrair e começar a aprender, por exemplo, a fotografar. Com o próprio smartphone, é possível tirar boas fotos e entender um pouco mais da técnica que envolve o mundo da fotografia. O fotógrafo internacional de moda Glauber Bassi separou algumas dicas para quem quer explorar esse universo fotográfico e tirar fotos incríveis. Confira!

Fotografar na pandemia
O fotógrafo internacional de moda Glauber Bassi enxerga a fotografia como um ótimo hobby em tempos de pandemia

Pratique, pratique e pratique
Um bom fotógrafo enxerga ao seu redor o que renderá boas fotos, mesmo nos cenários mais simples. “Faça testes fotografando as pessoas ou objetos da sua casa. Quando a pandemia passar, você pode fazer testes externos e tirar fotos de paisagens e locais bonitos”, afirma Glauber.

“Para conseguir educar seu olhar, é necessário muita prática e um bom repertório cultural. É importante ler livros sobre o tema, pesquisar inspirações na internet, acompanhar o trabalho de profissionais que te inspiram”, ressalta. Ele reforça que a prática é essencial.

“Se esforce, nada é impossível! Comece assistindo tutoriais no YouTube e com o seu próprio celular inicie. Apenas por meio da prática, a pessoa vai assimilar os conceitos básicos da fotografia e unir a teoria e a prática. Assim, a fotografia passará a fazer parte do cotidiano e ela vai perceber que todos os objetos, pessoas e paisagens têm sua beleza e podem resultar em imagens maravilhosas.”

Iluminação é um fator importante
A luz é um dos principais aspectos de uma foto, segundo o fotógrafo. “Observe bem a iluminação natural, reparando nas variações ao longo do dia. Na hora do clique, analise como o objeto, pessoa ou paisagem está iluminado e refletem a luz. Se sua câmera for manual, teste seus funcionamentos e brinque com as variações do ISO e velocidade do obturador, por exemplo.”

Saiba enquadrar a foto
O enquadramento também é essencial para uma foto ter qualidade. “Quando tirar a foto, tente definir o que entra ou não na imagem e descarte todos os outros elementos. Claro, é possível recortar em programas de edição o que te incomodar, mas sempre oriento para que a proporção original da foto seja mantida para preservar a qualidade da imagem”, recomenda o profissional.

Ajuste o foco da maneira correta
Não adianta a foto ter um bom enquadramento e uma luz bonita se a imagem está desfocada. Portanto, ajuste bem o foco, definindo qual área da imagem ficará nítida.

“Nas câmeras compactas, como as dos celulares, o foco geralmente é no automático. No momento do disparo, basta segurar o botão até a câmera ajustar o foco. Em câmeras profissionais ou semiprofissionais, é possível focar manualmente, por meio da abertura do diafragma”, aponta Glauber.

“Quanto o diafragma está mais aberto, o primeiro plano fica em foco e o fundo fica desfocado. Já quando está mais fechado, deixa todo o campo nítido.”

Aprenda um pouco de edição de imagens
Aquela foto maravilhosa que você viu no Instagram certamente foi editada. Então, é uma ótima pedida se aventurar nos programas de edição – seja os mais completos, como o Photoshop e o Lightroom, seja os mais simples e fáceis de usar, como os aplicativos que você baixa no celular.

“Sempre prezo pela qualidade da imagem na hora do tratamento e faço ajuste de luz e contraste, por exemplo. Aplicar filtros e efeitos muito exagerados é desnecessário e pode até mesmo acabar ‘estragando’ uma foto com muito potencial pelo aspecto artificial. Atualmente, uma imagem mais natural está em alta”, defende o especialista.

O mais importante: divirta-se
Se você praticar bastante, pode chegar ao nível profissional e começar a ganhar renda como fotógrafo ou fotógrafa – o que é muito válido em tempos de pandemia. Porém, a regra número um deve ser a diversão e o bem-estar que a fotografia te proporciona.

“Tente se divertir ao máximo descobrindo novas poses, ângulos e efeitos. Tenho certeza de que o resultado vai ficar incrível e muito melhor e você irá melhorar suas técnicas ao longo do tempo”, completa.

Postar um comentário

0 Comentários