A Sanepar informou que o abastecimento de água em alguns bairros das regiões Leste, Norte e Sul de Londrina está comprometido nesta segunda-feira, dia 1º. O problema é resultado de dificuldades operacionais no Sistema Tibagi.
Apesar de a situação ter sido resolvida durante o domingo, 30, os reservatórios que atendem essas áreas alcançaram níveis mínimos. Por conta disso, a distribuição de água foi restrita. A empresa comunicou que o sistema está em fase de retomada e a previsão é que a normalização do abastecimento ocorra gradativamente ao longo do dia, entre a tarde e a noite.
Na manhã de domingo, o Sistema Tibagi funcionou com apenas 70% de sua capacidade devido a uma limitação no fornecimento de energia. Essa restrição foi acordada com a Copel, empresa responsável pela distribuição de energia, que passava por melhorias na rede. Após as alterações, a Copel restabeleceu o fornecimento total de energia, mas algumas falhas ocorreram em equipamentos elétricos. Técnicos da Sanepar conseguiram resolver esses problemas ainda na noite de domingo. A combinação da baixa produção e o aumento do consumo, causado pelas altas temperaturas, afetou as unidades que atendem as regiões Leste, Norte e Sul.
Nos bairros da região Oeste de Londrina e em Cambé, o abastecimento continua normal, pois essas áreas estão recebendo água do Sistema Tibagi, que mantém níveis adequados nos reservatórios. A região central de Londrina, por sua vez, é atendida pelo Sistema Cafezal.
Diante da situação, a Sanepar solicita que a população use água tratada prioritariamente para atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal, adiando atividades que consumam grandes volumes de água, como limpezas.
Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. É recomendado que tenham em mãos a conta de água ou o número da matrícula ao realizar a solicitação.