18/01/2026
Seja Notícia»Notícias»Eleitores em Portugal escolhem novo presidente nas urnas

Eleitores em Portugal escolhem novo presidente nas urnas

Neste domingo, dia 18 de outubro, os cidadãos de Portugal irão votar para eleger um novo presidente. A votação promete ser histórica, já que, segundo pesquisas recentes, não há um candidato claramente favorito e a população poderá participar de um segundo turno pela primeira vez em 40 anos.

Um dos principais candidatos é André Ventura, líder do partido Chega. Nas últimas eleições, em maio do ano passado, seu partido conquistou 60 cadeiras na Assembleia da República, um aumento de dez em relação à eleição anterior. Com esse resultado, o Chega se tornou a principal força de oposição ao governo.

Outros candidatos que disputam a presidência incluem João Cotrim de Figueiredo, do Iniciativa Liberal, que propõe a redução de impostos e maior flexibilidade nas contratações. António José Seguro, do Partido Socialista, se posiciona como um candidato “moderno e moderado”. O Almirante Henrique Gouveia de Melo, ex-chefe da Marinha, também é candidato e teve papel significativo na campanha contra a Covid-19 em Portugal. Luís Marques Mendes representa o Partido Social Democrático.

O novo presidente sucederá Marcelo Rebelo de Sousa, que ocupa o cargo desde 2016.

As urnas no país abrirão às 8 horas no horário local, equivalendo a 5 horas em Brasília, e permanecerão abertas até às 19 horas locais, ou 16 horas em Brasília. Aqueles que estiverem na fila até o horário de fechamento ainda poderão votar.

Os resultados preliminares, conhecidos como “boca de urna”, deverão ser divulgados por volta das 20 horas no horário local, ou 17 horas no Brasil. A projeção do resultado final, que pode indicar um vencedor ou a possibilidade de segundo turno, deve ocorrer em torno das 22 horas locais, 19 horas em Brasília.

Sobre o autor: contato@sejanoticia.com

Ver todos os posts →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *