05/03/2026
Seja Notícia»Notícias»Flamengo abre CT para Jardim

Flamengo abre CT para Jardim

O primeiro dia de Leonardo Jardim como treinador do Flamengo mostra que a diretoria deve dar total autonomia ao novo comandante no Centro de Treinamento, uma situação parecida com a vivida por Jorge Jesus.

A orientação dada pelo presidente Bap e pelo diretor José Boto ao técnico é que a gestão do vestiário será de sua responsabilidade, como era com Filipe Luís, e que haverá cobranças da diretoria se for preciso.

O perfil de Jardim foi escolhido especialmente pela forma disciplinadora e profissional com que ele atua no dia a dia do departamento de futebol.

Nas primeiras horas no clube, o novo treinador foi apresentado ao CT, à comissão técnica e ficou a sós com o elenco para comandar a primeira atividade, já pensando na final contra o Fluminense.

Para Bap e Boto, a gestão do grupo dentro e fora de campo é uma tarefa do treinador, que aplicará as consequências esportivas caso suas ordens não sejam seguidas.

Por esse motivo, Boto apenas apresentou Jardim aos jogadores e se retirou. Bap, nem isso. Ele foi ao CT com o técnico e não deu explicações aos atletas durante a atividade inaugural.

Essa postura mais distante da diretoria é observada desde o ano passado, quando Filipe Luís fazia a ponte com a gestão. Na avaliação do clube, porém, a relação do ex-técnico com os jogadores se tornou excessivamente próxima.

Em seu discurso aos jogadores, Boto afirmou que a responsabilidade concedida a Filipe Luís não foi bem utilizada. Bap, por sua vez, disse que “entrou no trem errado” quando renovou o contrato do técnico no final de 2025.

Mais recentemente, Bap teve uma reunião de alinhamento com Boto e Jardim no Ninho do Urubu e não prestou esclarecimentos aos jogadores sobre a saída de Filipe Luís.

A contratação de Leonardo Jardim foi anunciada oficialmente pelo Flamengo nesta semana. A decisão ocorre em meio a uma fase de instabilidade no clube, após a demissão do técnico anterior.

José Boto, que tem se mantido distante do dia a dia do elenco, viu a situação se agravar rapidamente dentro do Flamengo nos últimos tempos. A crise culminou com a saída de Filipe Luís e a busca por um novo comandante.

O modelo de trabalho adotado agora busca replicar o período bem-sucedido de Jorge Jesus, quando o técnico português tinha liberdade para tomar as decisões técnicas e gerenciais dentro do Centro de Treinamento.

A expectativa da diretoria é que Jardim consiga restabelecer a ordem e a disciplina no grupo, impondo sua metodologia desde os primeiros dias de trabalho. O objetivo imediato é preparar a equipe para a decisão do título estadual contra o Fluminense.

Sobre o autor: contato@sejanoticia.com

Ver todos os posts →