21/04/2026
Seja Notícia»Notícias»Anticiclone afeta Sudeste; Sul tem risco de chuva

Anticiclone afeta Sudeste; Sul tem risco de chuva

Sob influência do Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul, o Sudeste terá uma terça-feira de tempo firme. A condição se destaca nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Haverá predomínio de sol, baixa nebulosidade e grande variação de temperatura. As instabilidades se concentram no Centro-Norte do país. Enquanto isso, um sistema de baixa pressão começa a mudar o tempo na Região Sul.

No Sudeste, o dia será de céu aberto na maior parte das áreas, sem previsão de chuva. As manhãs começam mais frias, com temperaturas mínimas entre 14°C e 20°C. Ao longo da tarde, os termômetros sobem, o que favorece a amplitude térmica comum no outono. Há chance de nevoeiro isolado em áreas serranas do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais.

A meteorologista Andrea Ramos afirmou que a atuação do Anticiclone mantém o tempo estável na região. Isso reduz a formação de nuvens e favorece dias mais secos, com noites de resfriamento mais acentuado.

No Sul, o cenário começa a mudar, especialmente no Rio Grande do Sul. A parte oeste do estado já registra aumento de nebulosidade e tem previsão de pancadas de chuva durante o dia. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo segue estável, com sol entre nuvens. As temperaturas são mais baixas durante a madrugada e há chance de nevoeiro em áreas serranas.

Andrea Ramos explicou que um centro de baixa pressão começa a se organizar na região. Ele deve ganhar força nos próximos dias, favorecendo a formação de áreas de instabilidade. Os efeitos serão sentidos inicialmente no Rio Grande do Sul.

Na Região Centro-Oeste, predomina o tempo seco em grande parte da área. Isso vale especialmente para Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso do Sul. No sul de Mato Grosso e no oeste de Mato Grosso do Sul, há possibilidade de pancadas isoladas no fim da tarde. Essas chuvas estão associadas ao calor e à entrada de umidade.

O Nordeste segue sob influência da Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT. A condição mantém a previsão de chuva no norte da região. Estados como Maranhão, norte do Piauí e Ceará devem registrar volumes mais elevados, com destaque para Fortaleza. Ao longo do litoral, entre o Rio Grande do Norte e a Bahia, a entrada de umidade do oceano favorece pancadas isoladas. Isso ocorre especialmente em Pernambuco, Alagoas, Sergipe e na região de Salvador. No interior da Bahia, o tempo permanece quente e seco.

Na Região Norte, a combinação de calor e umidade continua favorecendo pancadas frequentes. As chuvas são mais comuns entre a tarde e a noite. Há maior concentração no norte do Amapá, no norte do Pará — incluindo Belém — e no oeste do Amazonas. Capitais como Macapá, Belém e Palmas seguem com previsão de instabilidade.

De acordo com a meteorologista, a presença da ZCIT, somada ao calor e à alta umidade, mantém as condições para pancadas mais intensas. Essas chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Em outro assunto relacionado ao clima, o Japão criou uma nova classificação para dias com temperaturas acima de 40°C. O termo oficial adotado é “cruelmente quente”. A medida busca alertar a população sobre os riscos de calor extremo.

Além disso, no Pacífico, o supertufão Sinlaku se formou. Esse fenômeno pode sinalizar a atuação do El Niño. Caso se confirme, o padrão pode trazer mais chuva para o Sul do Brasil e calor para o Sudeste do país nos próximos meses. Especialistas monitoram a evolução do sistema oceânico-atmosférico para avaliar seus possíveis impactos no território nacional.

Sobre o autor: contato@sejanoticia.com

Ver todos os posts →