O técnico da seleção espanhola, Luis de la Fuente, anunciou nesta segunda-feira (25/05) a lista de convocados para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Em entrevista à emissora Movistar, De la Fuente comentou o processo de seleção dos 26 jogadores. “É um trabalho árduo, que leva meses de preparação. Acompanhamos 50, 60, 70 atletas, que depois vamos reduzindo. Passamos por diferentes processos até o momento de fechar a lista, que foi ontem à noite”, afirmou.
O treinador explicou que os jogadores só souberam da convocação na manhã desta segunda. “Não falo com eles para dizer que estão convocados, mas converso com alguns que não virão”, disse.
De la Fuente destacou a dificuldade em deixar jogadores de fora. “A parte mais dura é prescindir de algum atleta sabendo que ele está preparado para competir. Mais feio ainda é quando é por lesão. A última foi a de Fermín e a gente passa mal. A relação com esses jogadores vai além do futebol. Há respeito, carinho, afeto… e ao tomar essas decisões, a gente sofre mais no plano pessoal do que no profissional”, declarou.
Sobre o goleiro Joan García, o técnico disse que ele fez uma temporada fantástica e foi o vencedor do Troféu Zamora, prêmio que é dado ao goleiro menos vazado do Campeonato Espanhol. “Ele já pedia para estar conosco, mas os outros goleiros não facilitavam. Quem vai jogar? Vamos ver como serão os treinos, mas se nada acontecer, eu sei quem vai jogar a primeira partida”, afirmou.
De la Fuente também comentou a presença do zagueiro Eric García na lista. “Como planejamento inicial, ele faz parte do grupo de zagueiros. Duplicamos todas as posições. Eric, assim como Pubill ou Llorente, pode jogar em outras funções com competência e render em um nível excepcional. Isso é uma ótima notícia. Em um Mundial peculiar, com as distâncias e a temperatura, isso vai desgastar o aspecto físico dos jogadores”, explicou.
Sobre o meia Baena, o treinador elogiou seu desempenho. “Celebro que ele jogue bem conosco, e também no clube dele. Com a gente, ele é um daqueles jogadores que nasceram para atuar pela seleção. Conheço ele desde os 15 anos e sempre rendeu em um nível excepcional. Neste Mundial, ele vai se afirmar e dar um passo à frente”, disse.
De la Fuente falou sobre a recuperação de Gavi. “Ele esteve presente na comemoração da Eurocopa, na final contra a Inglaterra, sendo um a mais no grupo. É uma pessoa muito querida. No futebol, ninguém deu nada para ele. Ele se recuperou de duas lesões muito graves. E conosco ele rende bem. Algo estamos fazendo certo, porque muitos jogadores atuam muito bem aqui”, afirmou.
Por fim, o técnico pediu cautela com o jovem atacante Lamine Yamal. “Prudência. Ele não deixa de ter 18 anos e é muito maduro no futebol, mas precisamos dar o tempo necessário. Esperamos que ele esteja à altura do que se espera, mas sem criar uma pressão extra. Vamos dar a ele o que precisa para ficar tranquilo e com confiança”, concluiu.
