O Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) faz um alerta à população sobre os cuidados necessários ao manusear fogos de artifício, especialmente em épocas festivas. Entre as principais recomendações está a proibição do uso de fogos durante e após o consumo de bebidas alcoólicas. É importante, também, manter esses materiais fora do alcance de crianças. No último réveillon, o HPS registrou três casos de queimaduras causadas por fogos de artifício.
Além das queimaduras decorrentes do uso de fogos, o HPS também observa um número significativo de atendimentos por queimaduras com líquidos. Entre 1º de janeiro e 23 de dezembro de 2025, foram reportadas 639 queimaduras desse tipo, com a maioria dos casos tratada em ambulatórios, mas 76 exigindo internação hospitalar e resultando em dois óbitos. A médica Ana Paula Pereira da Silva, que trabalha na unidade de cuidados de trauma pediátrico do HPS, destaca que as queimaduras com líquidos são mais frequentes em crianças. Ela alerta que a chaleira elétrica é uma das principais causas, pois muitas vezes os pequenos puxam o fio e derrubam o líquido quente sobre si.
No contexto do preparo de churrascos, o HPS recomenda não utilizar álcool para acender o fogo, devido ao risco de explosões. Além disso, deve-se evitar preparar alimentos diretamente no chão, para não aumentar o risco de acidentes.
Para ajudar a prevenir queimaduras e outros acidentes, seguem algumas dicas:
– Não manipule álcool perto de objetos inflamáveis.
– Não jogue álcool líquido no fogo.
– Verifique frequentemente se há vazamentos de gás.
– Mantenha crianças longe da cozinha enquanto a comida é preparada e sempre direcione os cabos das panelas para a área do fogão.
– Mantenha produtos de limpeza e objetos aquecidos fora do alcance infantil.
– Garanta que as alças e cabos das panelas estejam em bom estado de conservação.
– Guarde líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina, longe do fogo e fora do alcance das crianças.
Quanto ao manuseio de fogos de artifício, recomenda-se:
– Armazenar os fogos em local frio e seco, fora do alcance de crianças.
– Permitir que apenas adultos manuseiem os fogos, nunca crianças ou adolescentes.
– Nunca manusear fogos após ter consumido bebida alcoólica.
– Não segurar ou transportar fogos de artifício nos bolsos.
– Nunca tentar acender fogos que não funcionaram.
– Evitar acender fogos em materiais como metal ou vidro.
– Disparar os fogos apenas ao ar livre, um a um, e em locais sem pessoas à volta, além de evitar substâncias inflamáveis ou fios elétricos próximos.
– Manter um recipiente com água por perto para apagar fogos já usados ou que falharem.
– Em ocasiões de fogos pirotécnicos, contratar um profissional especializado.
Em dezembro de 2021, a Câmara Municipal de Porto Alegre também criou uma lei que proíbe a queima de fogos de artifício ruidosos na cidade, estipulando penalizações e multas para quem desrespeitar essa norma.