O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar notificações pelo WhatsApp para beneficiários que precisam realizar a prova de vida. O aviso serve para evitar a suspensão do pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios. Os segurados têm um prazo de 30 dias, a partir do recebimento da mensagem, para regularizar a situação.
Desde 2022, a comprovação de vida passou a ser feita de forma automática. O governo cruza dados de diferentes bases, como votação em eleições, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vacinação e emissão de documentos. O aposentado não precisa mais validar os dados no banco que paga o benefício.
Porém, quando o sistema não encontra nenhuma movimentação recente do cidadão, o próprio beneficiário precisa fazer o procedimento. Além do WhatsApp, a pendência também aparece no extrato bancário do pagamento. Em outubro, o INSS notificou 4 milhões de segurados que estavam com a prova de vida pendente.
Quem deve fazer a prova de vida
Devem fazer o procedimento apenas os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios com duração superior a um ano que forem convocados pelo INSS. Quem não recebeu nenhum aviso de pendência no extrato do banco, no WhatsApp ou na caixa postal do aplicativo gov.br já teve a prova de vida feita automaticamente.
Como saber se a mensagem do WhatsApp é verdadeira
Para evitar golpes, o segurado deve observar três pontos na mensagem oficial. A conta do “Governo do Brasil” no WhatsApp tem um selo azul de verificação. O governo nunca envia links para o aposentado clicar. Se a mensagem pedir para clicar em um link para “atualizar dados” ou “verificar saldo”, é golpe. A mesma notificação também aparece na caixa postal do aplicativo gov.br.
O INSS não solicita dados pessoais, como CPF e endereço, e nunca faz cobranças ou pedidos de pagamento por mensagem.
Onde consultar a situação do benefício
Quem não recebeu mensagem oficial pode conferir o extrato bancário no momento do recebimento do benefício. Se houver pendência, a informação aparecerá no extrato. O segurado também pode consultar o aplicativo ou site Meu INSS. Se a comprovação não foi feita, aparecerá a mensagem: “Comprovação de vida não realizada”. Se estiver regularizado, a data da última atualização será exibida.
A consulta também pode ser feita pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Formas de fazer a comprovação
O segurado deve acessar o aplicativo ou site Meu INSS, fazer login com CPF e senha do portal Gov.br e seguir as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado. Em alguns bancos, é possível fazer a prova de vida online pelo aplicativo oficial da instituição financeira, também com biometria facial.
Outra opção é ir até a agência bancária onde recebe o benefício. Pessoas sem condições de saúde para ir pessoalmente podem nomear um procurador ou solicitar a visita de um servidor do INSS.
Como identificar golpes
O INSS não liga pedindo a realização da prova de vida. O órgão não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou aplicativos ameaçando bloqueio imediato do benefício. O INSS não manda servidores a sua casa para recolher documentos ou realizar o procedimento. O segurado deve desconfiar de qualquer contato fora dos canais oficiais e nunca informar dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagem ou para desconhecidos.
