A prova do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) acontece neste domingo, dia 30, às 13h30. É fundamental que os candidatos verifiquem o local onde farão a prova com antecedência. Essa informação pode ser encontrada na Área do Candidato no site vestibulinho.etec.sp.gov.br ou diretamente na Etec onde se inscreveu. Não serão enviadas informações por Correios, e-mail ou outros canais.
As provas serão realizadas em unidades de ensino em todo o Estado de São Paulo. Os portões das escolas abrirão às 12h30 e fecharão pontualmente às 13h30. Após esse horário, não será permitido que os candidatos entrem. Por isso, recomenda-se que os participantes cheguem pelo menos uma hora antes do início da prova, para se familiarizarem com o local e encontrarem a sala correta.
Uma vez na sala de prova, os candidatos devem permanecer até às 15h30. A partir desse horário, será permitido deixar a sala levando o caderno de questões. O tempo total para resolver a prova é de quatro horas.
Neste exame, participam mais de 280 mil candidatos, sendo 270.655 concorrendo às vagas e 12.666 na opção de treineiro.
Os materiais que os candidatos devem levar são: uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, um lápis preto nº 2, uma borracha e uma régua. Também é obrigatória a apresentação de um documento de identidade original que esteja em bom estado e com foto e assinatura legíveis. Os documentos aceitos incluem:
– RG ou RG digital
– Carteira Nacional de Habilitação (CNH ou CNH digital)
– Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM)
– Passaporte brasileiro válido
– Carteira de Trabalho (CTPS)
– Documento de Ordem ou Conselho Profissional reconhecido por lei federal
– Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), para solicitantes de refúgio
Os candidatos devem atentar para a lista de documentos que não são aceitos, itens proibidos e comportamentos que podem levar à desclassificação, que estão no Manual do Candidato.
Sobre a estrutura da prova, a avaliação para a primeira série do Ensino Médio e para o primeiro módulo dos cursos técnicos consiste em 50 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas. Para os cursos de Especialização Técnica, a prova terá 30 questões relacionadas à habilitação técnica já cursada. A prova para a Especialização em Gestão de Projetos (EaD) é diferente, com 15 questões de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, além de 15 de Matemática do Ensino Médio.
Os gabaritos oficiais serão publicados às 15 horas do dia 3 de dezembro. A lista com a classificação geral dos candidatos estará disponível no mesmo site a partir das 15 horas do dia 15 de janeiro de 2026.