sábado, 20 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Lula critica EUA e expressa descontentamento em inauguração de ponte

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com EM 20 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 09:31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira, da inauguração da Ponte Internacional da Integração entre Brasil e Paraguai, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Durante seu discurso, Lula fez críticas sutis às políticas de outros países que optam por construir muros, enfatizando que os países da América do Sul buscam se unir para promover a paz.

Lula destacou que, enquanto algumas nações priorizam a construção de barreiras e promovem a guerra, os latino-americanos desejam reforçar os laços de amizade e cooperação. Essa declaração parece ser uma referência à administração anterior dos Estados Unidos, que, liderada por Donald Trump, fez da construção de um muro na fronteira com o México uma de suas promessas principais.

A nova ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco e é resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o governo do Paraná e a Itaipu Binacional. A obra, que recebeu investimento de R$ 1,9 bilhão, foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O tráfego na ponte será liberado de forma gradativa, começando por caminhões sem carga.

O evento foi marcado por um pequeno contratempo técnico no sistema de som, que irritou o presidente. Em resposta ao problema, Lula decidiu sair do palco e dialogar com as pessoas presentes no evento. A Itaipu explicou que houve uma falha em um gerador e que um segundo equipamento já estava disponível para ser utilizado.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também esteve presente na cerimônia. Ela aproveitou a ocasião para criticar uma proposta de lei que visa reduzir as penas para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, reforçando a importância de lembrar este episódio para que não se repita.

A Ponte Internacional da Integração tem 760 metros de extensão e 470 metros de vão livre, o maior da América do Sul. A estrutura é sustentada por duas torres que se elevam a 190 metros, comparáveis a edifícios de aproximadamente 54 andares. Além disso, a ponte conta com duas faixas de 3,6 metros de largura.

O novo acesso viário está vinculado a um conjunto de melhorias na área brasileira, como a Perimetral Leste, que reorganiza o fluxo de veículos pesados. Com 14,7 quilômetros de extensão, essa nova rodovia se conecta à BR-277, desviando o tráfego dos caminhões do centro de Foz do Iguaçu. Na primeira semana após a inauguração, já foram registrados mais de 10 mil veículos circulando.

A conclusão desse projeto inclui a construção de novas aduanas e viadutos, buscando facilitar o comércio e o turismo na região. A Itaipu Binacional enfatiza que a ponte será um motor de desenvolvimento para Foz do Iguaçu e áreas vizinhas, melhorando a infraestrutura e a qualidade de vida dos habitantes.

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com

Receba conteúdos e promoções