segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Haitiano em Dubuque pode perder status de proteção temporária

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com EM 29 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 06:33

O status de proteção temporária para imigrantes haitianos nos Estados Unidos, que foi concedido devido às dificuldades enfrentadas no Haiti, está prestes a ser encerrado. Em novembro, o Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou a desistência desse apoio, o que implica que os haitianos vivendo no país sob esse programa perderão a proteção em 3 de fevereiro de 2026.

Essa mudança afeta diretamente muitos imigrantes, incluindo Fils Dieune Duperval, que reside na cidade de Dubuque, em Iowa. Ele tem enfrentado a incerteza sobre o futuro, com duas opções urgentes: deixar os Estados Unidos voluntariamente ou esperar o momento em que autoridades possam forçá-lo a sair.

O status de proteção temporária foi criado para oferecer abrigo a indivíduos oriundos de países afetados por situações de conflito armado, desastres naturais ou outras crises humanitárias. No caso do Haiti, desde o terremoto devastador de 2010, o país não tem conseguido se recuperar completamente, enfrentando uma profunda crise política e econômica.

Com o encerramento desse status, pessoas como Duperval estão preocupadas com as consequências de uma possível deportação, o que os forçaria a retornar a uma realidade muito difícil em seu país natal. O prazo até a perda do status é um fator que gera ansiedade e pressa em muitos que estão nessa situação.

A comunidade haitiana e grupos de defesa dos direitos dos imigrantes estão mobilizando esforços para sensibilizar o público e as autoridades sobre a necessidade de manter a proteção a esses indivíduos, que, em muitos casos, têm construído vidas e contribuído para a sociedade americana.

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com

Receba conteúdos e promoções