João Cancelo teve uma passagem breve pelo FC Barcelona, mas deixou uma marca significativa durante o período de empréstimo vindo do Manchester City na temporada 2023/24. Nesse tempo, ele atuou por 3.318 minutos, participando de 42 jogos, e conseguiu marcar quatro gols e dar cinco assistências.
No entanto, devido a restrições financeiras, o Barcelona não conseguiu tornar o empréstimo de Cancelo em uma contratação definitiva no verão de 2024. Assim, ele se transferiu para o Al-Hilal, clube da Arábia Saudita.
Recentemente, foi anunciado que Cancelo deve deixar o Al-Hilal na próxima janela de transferências em janeiro. O Barcelona já fez contato com os representantes do jogador para entender melhor a situação atual dele.
Enquanto isso, o Inter de Milão também entrou em contato com o Al-Hilal para discutir a possibilidade de um empréstimo e as condições do negócio.
Ao longo desta temporada, Cancelo se recuperou de uma lesão na coxa e ficou afastado dos gramados por vários meses. O treinador do Al-Hilal, Simone Inzaghi, deseja manter a mesma formação que utilizou nos primeiros jogos da temporada, o que significa que Cancelo não terá muitas oportunidades de jogo e está prestes a deixar o clube.
Além disso, o departamento de futebol do Barcelona está à procura de um defensor, especialmente após Andreas Christensen ter sido diagnosticado com uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Embora Cancelo não seja um substituto direto, sua volta poderia aliviar a pressão sobre Jules Koundé na lateral direita, permitindo que Koundé atuasse como zagueiro. Isso também liberaria Eric Garcia para atuar em uma posição mais central, seja como zagueiro ou volante.
A prioridade do Barcelona é conseguir um zagueiro emprestado neste janeiro. Contudo, a possibilidade de trazer Cancelo de volta pode ser atraente para a direção do clube, especialmente por conta das alternativas táticas que ele oferece, mas isso depende de se um acordo financeiro pode ser alcançado.
João Cancelo já manifestou seu carinho pelo Barcelona em várias ocasiões, afirmando que acompanha os jogos do antigo clube. Assim, é provável que ele esteja receptivo a uma possível volta.