A inovação no setor de varejo está avançando rapidamente, e o conceito de comércio agente, que utiliza inteligência artificial para realizar tarefas em nome das pessoas, está se tornando uma realidade. No ano passado, foram introduzidas ferramentas que facilitam a experiência de compra e pagamentos seguros por meio do Protocolo de Pagamentos Agenciais (AP2). A visão para o futuro é de um comércio agente que seja aberto, colaborativo e acessível, permitindo que todos prosperem. Em parceria com grandes varejistas e plataformas, foram feitas diversas novas propostas que representam um importante avanço nessa trajetória.
Hoje, foi lançado o Protocolo de Comércio Universal (UCP), um novo padrão aberto para o comércio agente que integra todo o processo de compra, desde a descoberta do produto até o suporte pós-compra. O UCP estabelece uma linguagem comum, permitindo que agentes e sistemas funcionem juntos em diferentes superfícies de consumo, negócios e provedores de pagamento. Com isso, ao invés de exigir conexões únicas para cada agente, o UCP possibilita que todos eles interajam de forma mais simples. Esse protocolo foi desenvolvido para operar em diversas áreas e é compatível com padrões já existentes, como o Protocolo de Agente para Agente (A2A) e o Protocolo de Contexto de Modelo (MCP).
A criação do UCP contou com a colaboração de líderes do setor, incluindo empresas como Shopify, Etsy, Wayfair, Target e Walmart, e recebeu o apoio de mais de 20 outras organizações do ecossistema, como Adyen, American Express, Best Buy, Flipkart, Macy’s Inc., Mastercard, Stripe, The Home Depot, Visa e Zalando.