quarta-feira, 17 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Dom Odilo veta uso de redes sociais pelo padre Júlio

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com EM 16 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 16:31

O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, decidiu suspender as transmissões ao vivo das missas do padre Júlio Lancelotti, bem como todas as suas atividades nas redes sociais. Além disso, existe a possibilidade de ele ser transferido da Paróquia São Miguel Arcanjo, localizada no bairro da Mooca, onde atua há mais de 40 anos.

Lancelotti anunciou a suspensão das transmissões durante uma missa no domingo, dia 14. A notícia gerou grande repercussão entre padres e religiosos, que se comunicam principalmente por WhatsApp.

As missas do padre eram transmitidas ao vivo em plataformas como a Rede TVT, que é vinculada a sindicatos, além do portal ICL e do YouTube. Após a decisão de Dom Odilo, Lancelotti confirmou a informação e expressou sua “pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo”. Ele comentou que o cardeal o orientou a tirar um tempo para reflexão e proteção.

O padre, conhecido por seu trabalho com a população em situação de rua, é frequentemente criticado por políticos de direita, incluindo membros do Movimento Brasil Livre (MBL). Recentemente, o deputado federal Junio Amaral, de Minas Gerais, postou um vídeo em que afirmou ter apresentado um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas na Embaixada do Vaticano, pedindo o afastamento de Lancelotti de suas funções religiosas.

Embora haja rumores sobre sua transferência ainda neste ano, o padre afirmou que isso ainda não aconteceu. Ele esclareceu que, de acordo com as regras da Igreja, padres que completam 75 anos podem ser removidos de suas paróquias, e ele fará 77 anos no dia 27 deste mês. Entretanto, há padres que continuam em suas funções mesmo após os 80 ou 90 anos, dependendo das necessidades da Igreja.

Até o momento, a decisão sobre sua possível transferência não foi oficialmente comunicada. Em uma nota divulgada no dia 16, Lancelotti reiterou que as transmissões estão suspensas temporariamente, mas que as missas dominicais continuam a ser celebradas normalmente às 10h na Capela da Universidade São Judas, na Mooca. Ele também afirmou que as redes sociais passarão por um período de inatividade e negou a informação sobre sua transferência da Paróquia São Miguel Arcanjo. Assim, Lancelotti reafirmou sua lealdade à Arquidiocese.

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com

Receba conteúdos e promoções