domingo, 16 de novembro de 2025
Notícias de última hora

Etiópia registra surto do vírus Marburg, relacionado ao Ebola

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com EM 16 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 03:30

A Etiópia confirmou seu primeiro surto de doença causada pelo vírus de Marburg, com nove casos registrados no sul do país. Esse vírus, que pertence à mesma família que o ebola, é conhecido por ser ainda mais grave e pode causar febre hemorrágica, uma condição que pode ser fatal.

A confirmação do surto ocorreu logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgar que as autoridades de saúde etíopes estavam investigando casos suspeitos de febre hemorrágica viral. O vírus de Marburg é transmitido principalmente por morcegos frugívoros e pode se espalhar entre os humanos por meio de contato com fluidos corporais de pessoas infectadas ou através de objetos contaminados, como roupas ou lençóis.

Os sintomas da doença incluem febre alta, erupções cutâneas e hemorragias. Até o momento, não há tratamento específico ou vacina para o vírus. O atendimento para pessoas infectadas se baseia em cuidados de suporte, que incluem repouso e hidratação.

De acordo com o ministério da Saúde da Etiópia, os pacientes estão isolados e recebendo o tratamento adequado. As autoridades também estão realizando um trabalho para identificar todas as pessoas que podem ter tido contato com os casos suspeitos.

O ministério pediu à população que mantenha a calma, siga as orientações das autoridades de saúde e procure atendimento médico caso apareçam quaisquer sintomas da doença.

Na sexta-feira, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde elogiou a resposta rápida das autoridades de saúde etíopes ao surto, ressaltando a importância de uma ação ágil para controlar a situação.

As autoridades seguem monitorando a situação e reforçando as medidas de prevenção para proteger a saúde pública no país.

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com

Receba conteúdos e promoções