Um produtor que trabalhou nos bastidores do programa “Domingão do Faustão” será indenizado pela Rede Globo após ser alvo de piadas e comentários constrangedores do apresentador. No processo, ele explicou que sofreu chacotas, apelidos depreciativos e comentários sobre sua aparência, incluindo uma referência ao “Rap do Feio”, além de insinuações sobre sua vida pessoal.
O produtor alegou que sua imagem foi mostrada várias vezes na televisão, mesmo ele tendo um contrato para atuar nos bastidores, sem um acordo que permitisse o uso de sua imagem e sem receber pagamento adicional por isso.
A defesa da emissora argumentou que havia uma amizade entre o apresentador e o trabalhador, sugerindo que isso atenuaria o impacto das piadas. No entanto, ao analisar o caso, a juíza concluiu que a exposição do produtor em um programa de televisão nacional aumentou a gravidade da situação. Ela afirmou que mesmo a relação de amizade não justifica a exposição de um funcionário a situações humilhantes.
A juíza também destacou que as piadas feitas pelo apresentador ultrapassaram os limites do aceitável, levando à condenação da emissora a pagar R$ 70 mil por danos morais. Quanto ao uso da imagem, a juíza considerou ilegal a exibição contínua da imagem do produtor sem a devida autorização, determinando uma indenização de R$ 150 mil.
Além das indenizações, a justiça reconheceu que o produtor tinha direito a horas extras pelo trabalho excedente, após validar sua posição como radialista e não como um cargo de confiança.
O advogado do produtor, Vitor Kupper, representa o trabalhador na ação.