quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Notícias de última hora

Hackers invadem estações de rádio da ESPN e NPR com material ofensivo

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com EM 27 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 07:30

Duas emissoras de rádio foram alvo de ataques hackers na última semana, resultando na transmissão de conteúdos impróprios e alarmantes. Segundo informações da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), as emissoras foram invadidas e, durante a transmissão, um áudio com sinais de alerta e linguagem ofensiva foi inserido.

No domingo, durante a cobertura do jogo entre Dallas Cowboys e Philadelphia Eagles, a rádio ESPN 97.5 de Houston foi comprometida. Os ouvintes relataram que ouviram uma repetição de tons falsos de alerta, uma música country com conteúdo racista e uma mensagem pedindo para segui-los nas redes sociais.

A rádio se pronunciou posteriormente, informando os ouvintes sobre o ocorrido. Muitos deles não apenas foram expostos a conteúdos inapropriados, mas também perderam a cobertura do jogo importante. A emissora disse que estava tentando resolver a situação e agradeceu aos ouvintes que a alertaram.

Na quarta-feira anterior, a rádio WVTF, conhecida como “Radio IQ” e que atende a área de Richmond, Virgínia, também foi atacada e transmitiu material ofensivo. A emissora desculpou-se, explicando que o hacker conseguiu invadir seu feed de áudio reserva, que é acionado quando há silêncio ou interrupção na transmissão principal. Os engenheiros se esforçam para reverter a situação assim que a transmissão principal estiver disponível novamente.

A Radio IQ informou que um período de silêncio gerou a ativação do feed de reserva, no qual o hacker havia colocado um loop de áudio não autorizado.

Em uma declaração, a FCC relatou que os ataques recentes podem ter ocorrido devido a uma falha na conexão de estúdio e transmissores, que transporta o conteúdo das emissoras para os transmissores remotos. Em muitos casos, os invasores acessaram equipamentos da Barix que estavam mal configurados e os reprogramaram para veicular o áudio controlado pelos hackers em vez da programação original das emissoras.

No verão passado, outras emissoras, como KRLL na Califórnia e KPOG em Des Moines, Iowa, já haviam sido vítimas de ataques semelhantes que comprometeram seus equipamentos da Barix. Essas ocorrências levantam preocupações sobre a segurança das transmissões de rádio e a proteção contra invasões.

contato@sejanoticia.com
contato@sejanoticia.com

Receba conteúdos e promoções