Senegal e Mali se enfrentarão nas quartas de final da Copa Africana de Nações (AFCON) 2025, que acontecerá no Grande Estádio de Tanger, em Marrocos. O jogo está programado para o dia 9 de janeiro, com início às 17h00, horário local.
Senegal jogou todos os seus quatro jogos do torneio em Tanger, enquanto Mali atuou em três partidas em Casablanca e um jogo em Rabat. Este será apenas o segundo encontro entre as duas seleções na história das finais da AFCON. O único confronto anterior ocorreu em 2004, durante a fase de grupos, onde o jogo terminou em um empate de 1 a 1. Mali abriu o placar com um gol de Dramane Traoré e Senegal empatou nos acréscimos do primeiro tempo, com um gol de Habib Beye.
Na edição de 2004, ambas as equipes avançaram para as quartas de final, com Mali terminando como primeira do grupo e Senegal na segunda posição, superando o Quênia e Burkina Faso. Desde então, Senegal possui uma vantagem significativa nos confrontos diretos, com 19 vitórias contra 8 de Mali, além de 13 empates, totalizando 41 partidas disputadas.
Ao longo desses encontros, Senegal marcou 61 gols, enquanto Mali fez 38. Senegal se qualificou pela primeira vez para a AFCON em 1965, superando Mali nas eliminatórias. Além disso, Senegal não perdeu para Mali nas últimas 13 partidas, com seis vitórias e sete empates. A última vitória de Mali sobre Senegal foi em um amistoso em 1997.
Mali, por sua vez, chegou às quartas de final sem vencer uma partida durante o torneio, tendo empatado em todas as quatro disputas. Na fase de oitavas de final, superou a Tunísia nos pênaltis após um empate de 1 a 1 no tempo normal e prorrogação. Essa será a oitava vez que Mali chega a esta fase da competição, tendo se classificado para as semifinais em cinco ocasiões.
Em relação ao desempenho recente, Mali tem enfrentado dificuldades, com uma sequência de cinco partidas sem vitórias. Seus últimos dois jogos de mata-mata foram decididos na prorrogação. Lassine Sinayoko, um dos destaques da equipe, marcou três gols na competição e é o artilheiro do time.
Senegal, por outro lado, passa por um momento favorável, tendo vencido três jogos em aberto nesta edição da AFCON, e está invicto em suas últimas 15 partidas, acumulando dez vitórias e cinco empates. O time busca seu quinto acesso às semifinais e conta com o atacante Sadio Mané, que se destacou com várias assistências na competição.
Ambas as equipes buscam avançar para a semifinal, e a expectativa é alta para esse confronto decisivo.