24/06/2026
Seja Notícia»Notícias»Massa polar derruba temperaturas e coloca Sul e Sudeste em alerta

Massa polar derruba temperaturas e coloca Sul e Sudeste em alerta

Massa polar derruba temperaturas e coloca Sul e Sudeste em alerta

A quarta-feira (24) começou com frio intenso em parte do país por causa do avanço de uma forte massa de ar polar sobre as regiões Sul e Centro-Oeste. Em Santa Catarina, a cidade de Urupema registrou temperatura de -6°C nas primeiras horas do dia, o que reforça o cenário de inverno rigoroso. A previsão também indica formação de geada em amplas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Além das baixas temperaturas, os ventos moderados e fortes aumentam a sensação de frio em diversas localidades da Região Sul. O tempo permanece estável na maior parte dos estados, embora áreas litorâneas do Paraná e do Rio Grande do Sul ainda possam registrar chuvas fracas e isoladas por causa da umidade que vem do oceano.

Enquanto o Sul enfrenta o frio, o Sudeste permanece sob influência de uma frente fria associada a sistemas de baixa pressão atmosférica. A combinação favorece a ocorrência de temporais em diferentes regiões do estado de São Paulo, incluindo a capital, a Baixada Santista, o Vale do Paraíba e cidades do interior. Há alerta para acumulados elevados de chuva, rajadas de vento e possibilidade de transtornos causados pelas tempestades.

Nas demais regiões do país, o contraste climático segue evidente. O Centro-Oeste alterna entre frio e pancadas de chuva com risco de granizo em áreas de Goiás e Mato Grosso. No Nordeste, as precipitações se concentram no litoral, enquanto o interior continua com tempo seco e baixa umidade do ar. Já na Região Norte, o calor e a elevada umidade favorecem a formação de chuvas típicas da estação, com possibilidade de temporais isolados em alguns estados.

Sobre o autor: contato@sejanoticia.com

Ver todos os posts →