02/08/2026
Seja Notícia»Insights»Milly Lacombe: Xuxa e a liberdade de envelhecer

Milly Lacombe: Xuxa e a liberdade de envelhecer

A colunista Milly Lacombe, do UOL, comentou a volta de Xuxa aos palcos com a turnê “O Último Voo da Nave” e a repercussão negativa que o figurino da apresentadora gerou nas redes sociais. Para a colunista, a reação do público expõe o machismo e a misoginia da sociedade, que aceita a sensualidade de uma mulher jovem, mas condena o mesmo comportamento em uma mulher de 63 anos.

Xuxa, que comandou o “Xou da Xuxa” na Globo entre 1986 e 1992, voltou a se apresentar para a geração que cresceu assistindo ao programa. Na época, a apresentadora tinha 23 anos e dançava de colã diante das câmeras. Agora, aos 63, a mesma atitude é vista como ofensiva por parte do público, que, segundo a colunista, espera que a artista se recolha à vida privada.

Lacombe compara a atitude de Xuxa à da cantora Madonna, que também desafiou as regras impostas ao corpo feminino envelhecido. A colunista afirma que a liberdade demonstrada pela apresentadora no palco é o que incomoda. A crítica também menciona que o programa infantil dos anos 80 e 90 tinha problemas evidentes, como a hipersexualização da mulher e a branquitude hegemônica, mas que a reação atual ao corpo de Xuxa tem outra origem.

A colunista afirma que o ódio direcionado à apresentadora é uma demonstração de hipocrisia, em uma sociedade que aceita a estrutura de poder masculinista, mas reage com puritanismo ao corpo de uma mulher mais velha. Xuxa lotou o estádio no primeiro show e chorou ao falar sobre o ódio recebido. Na segunda apresentação, optou por esconder a virilha, que havia causado furor na estreia da turnê.

Sobre o autor: contato@sejanoticia.com

Ver todos os posts →
Mapa do portal