26/06/2026
Seja Notícia»Notícias»Símbolos e fé: o vídeo de Michelle contra Flávio

Símbolos e fé: o vídeo de Michelle contra Flávio

Símbolos e fé: o vídeo de Michelle contra Flávio

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) reforçou a sua identidade política ao gravar um vídeo, na quarta-feira (24), criticando o enteado, o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ). No cenário, Michelle empregou uma série de símbolos e, no discurso, mobilizou um repertório que une religião à ideologia conservadora. Por vezes, o cristianismo insinuava-se em um tom biblicista, revelado em metáforas como a contradição entre luz e sombras (“A verdade vai iluminar o que está escondido na escuridão das notícias falsas”). Em outros momentos, a religião apareceu com a transparência defendida.

Alguns exemplos: “Não carrego rancor. Eu entrego tudo nas mãos de Deus”; “Perdão é libertação, não é obrigação”; “Meu futuro político está nas mãos de Deus”; “O meu Deus é o caminho, a verdade e a vida”. Em sua trajetória política, Michelle se notabilizou pelo diálogo mantido com os segmentos evangélicos. Segundo aliados, a ex-primeira-dama decidiu publicar o vídeo para se defender de ataques coordenados e informações falsas. Durante a gravação, ela relata uma ligação telefônica em que teria sido desrespeitada e maltratada pelo filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Michelle afirmou que Flávio foi muito ríspido.

O telefonema se deu em um contexto de disputas do bolsonarismo no Ceará. Michelle era contra a aliança do PL com Ciro Gomes (PSDB), a quem credita a inelegibilidade de seu marido. A ex-primeira-dama defendia o nome do senador Eduardo Girão (Novo) para disputar o governo do Estado. A candidatura ao Senado pelo Ceará também é um ponto sensível. Michelle quer uma vaga para Priscila Costa, vice-presidente nacional do PL, e o diretório do partido no Estado prefere lançar o nome do deputado estadual Alcides Fernandes (PL-CE). Também nas redes sociais, Flávio pediu desculpas à sua madrasta e afirmou que não teve a intenção de ofendê-la. Disse ainda que, sendo casado há 16 anos e pai de duas filhas, nunca desrespeitou uma mulher na vida.

No discurso da ex-primeira-dama, chamou a atenção as dezenas de vezes em que ela falou “meu marido”, o pronome possessivo justaposto ao substantivo. A menção a Bolsonaro admitia uma variação: “meu galego”, um regionalismo para designar alguém de pele alva que faz sucesso entre os apoiadores. A estratégia de Michelle não se apoiou somente no discurso. A luz é irradiada lateralmente, de modo a atribuir uma tez serena à personagem da gravação. Em momentos específicos, a câmera aproximava-se do rosto de Michelle, enfatizando o discurso. Em última instância, a ação da ex-primeira-dama esteve no cenário escolhido, com símbolos destacados no vídeo.

Entre os símbolos, está a Estrela de Davi, emblema mais importante do judaísmo, que representa o Escudo de Davi e a aliança entre Deus e o povo de Israel. Ao lado da estrela, em cima de um livro, surge a réplica de uma mão fazendo o “gesto do chifrinho”, que na Libras significa “eu te amo”. Em dado momento, Michelle mostra o mapa do PL Mulher, do qual é presidente, todo pintado de rosa. Acima do mapa, os gestos de Michelle se articulam ao redor de uma caneta Bic azul, em menção ao ex-presidente. Ao fundo, estão dispostos na parede honrarias recebidas pela ex-primeira-dama. A camisa usada por Michelle tinha bordados com os Frutos do Espírito: “mansidão”, “alegria” e “domínio próprio”.

Sobre o autor: contato@sejanoticia.com

Ver todos os posts →