25/06/2026
Seja Notícia»Notícias»Dallagnol pode lançar esposa ao Senado se tiver candidatura barrada

Dallagnol pode lançar esposa ao Senado se tiver candidatura barrada

Dallagnol pode lançar esposa ao Senado se tiver candidatura barrada

O ex-procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol (Novo-PR) afirmou que pode colocar sua esposa, Fernanda Dallagnol, “em seu lugar” para concorrer ao Senado pelo Paraná, caso tenha sua candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral. A declaração foi dada em entrevista ao podcast A Tia Pod.

Dallagnol disse que o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo), é outra opção para disputar a vaga. “Se eles me tirarem antes da eleição, eu vou colocar no meu lugar ou o Paulo Martins ou a minha esposa. São duas possibilidades”, afirmou. Ele acrescentou que acredita que não conseguirá convencer a esposa, mas que seria uma forma de dizer que “o sistema não vai vencer”.

O ex-deputado disse, no entanto, que “parte do pressuposto que confia que a Justiça Eleitoral vai validar sua candidatura”.

Fernanda Dallagnol é advogada, empresária e embaixadora do movimento Mulheres pelo Novo Paraná, ligado ao partido. Nas eleições municipais, ela foi cogitada para concorrer à prefeitura ou vice-prefeitura de Curitiba, ou ainda a uma cadeira de vereadora, mas acabou não disputando nenhum cargo.

Dallagnol teve o mandato de deputado federal cassado em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa. A corte entendeu que ele pediu exoneração do cargo no Ministério Público Federal (MPF) enquanto respondia a 15 procedimentos administrativos, para evitar que essas investigações avançassem no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e burlar as regras de inelegibilidade.

Eleito deputado federal em 2022, Dallagnol não foi declarado expressamente inelegível pela Justiça Eleitoral, mas sua situação pode ser questionada por adversários políticos.

Sobre o autor: contato@sejanoticia.com

Ver todos os posts →